Stoltenberg diz a Zelensky que espera que um dia se encontrem “como aliados”

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse ao Presidente ucraniano que hoje a Aliança Atlântica e a Ucrânia se encontram como parceiros, mas anseia o dia em que se encontrem “como aliados”.

– O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse ao Presidente ucraniano que hoje a Aliança Atlântica e a Ucrânia se encontram como parceiros, mas anseia o dia em que se encontrem “como aliados”.


“As decisões tomadas hoje aqui em Vílnius marcam o início de um novo capítulo na relação entre a NATO e a Ucrânia. Hoje encontramo-nos como iguais, eu anseio pelo dia em que nos encontremos como aliados”, declarou Jens Stolteberg, numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zekensky, no último dia da cimeira da Organização do Tratado do Atlântico Norte.


Zelensky e Stoltenberg falavam momentos antes da primeira reunião do novo Conselho NATO-Ucrânia, um órgão que coloca o país e os aliados em pé de igualdade, mesmo estando a Ucrânia fora da organização.


Stoltenberg insistiu que apenas será endereçado um convite à Ucrânia para aderir à NATO “quando os aliados concordarem que as condições estão reunidas”.


O secretário-geral da NATO defendeu que é necessário garantir que “quando esta guerra acabar” há “compromissos credíveis” para a segurança da Ucrânia, “para que a História não se repita”.


Stoltenberg saudou o compromisso de alguns aliados em fornecer “assistência de segurança de longo prazo” à Ucrânia.