Portugal desce para sétimo lugar e é agora o país mais pacífico do mundo – Ranking atualizado

Portugal classificado como o sétimo país mais pacífico do mundo no Índice Global da Paz 2024

Portugal é o sétimo país mais pacífico do mundo, de acordo com o Índice Global da Paz 2024, tendo descido uma posição em relação ao ano anterior. No ranking europeu, Portugal mantém a quinta posição entre os países mais pacíficos.

Segundo os dados divulgados pelo Instituto de Economia e Paz, Portugal obteve 1.372 pontos, ficando atrás da Islândia, que lidera a lista com 1.112 pontos. O país encontra-se na 114.ª posição no impacto económico da violência, representando cerca de 3% do PIB português.

Na lista dos países mais pacíficos, a Islândia, Irlanda e Áustria ocupam o pódio, enquanto o Afeganistão, Iémen, Síria, Sudão do Sul e República Democrática do Congo surgem no fim da tabela. O relatório abrange 99,7% da população mundial e analisa 23 indicadores qualitativos e quantitativos, agrupados em três domínios-chave: Conflitos em curso, Segurança e Proteção e Militarização.

Com 56 conflitos a nível global, o maior número desde a II Guerra Mundial, o Índice Global da Paz 2024 alerta para a necessidade de esforços concertados para evitar um recrudescimento da violência. Este ranking destaca a importância da paz e da segurança para o desenvolvimento de sociedades pacíficas e prósperas.

Fonte