Lula da Silva confirmado em Bruxelas para cimeira da UE com América Latina

O Presidente do Brasil, Lula da Silva, confirmou a sua presença na cimeira da União Europeia (UE) com os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), este mês em Bruxelas, disseram à Lusa fontes diplomáticas.

– O Presidente do Brasil, Lula da Silva, confirmou a sua presença na cimeira da União Europeia (UE) com os países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), este mês em Bruxelas, disseram à Lusa fontes diplomáticas.


De acordo com as fontes diplomáticas europeias, o Presidente brasileiro confirmou hoje oficialmente que participará presencialmente naquela que será a primeira reunião de alto nível entre os dois blocos em oito anos, prevista para 17 e 18 de julho em Bruxelas.


Fontes comunitárias já haviam dito à Lusa que o Brasil, enquanto maior país da CELAC, teria de estar presente neste encontro, em que se pretende um reforço das relações europeias com a América Latina.


A preparação da cimeira UE-CELAC esteve hoje em cima da mesa na reunião dos representantes permanentes dos Estados-membros da UE, em Bruxelas, e nessa ocasião foi discutida a possibilidade de convidar o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a juntar-se ao encontro, mas ainda não se sabe se isso acontecerá e de que forma poderia acontecer (se via participação digital ou presencialmente).


Isto porque, adiantaram as fontes diplomáticas europeias à Lusa, esta é uma questão complexa para os países da América Latina, e, “para que a cimeira seja um sucesso, toda a gente precisa de estar acordo”.