Calor intenso em Portugal: Termómetros vão disparar acima dos 30ºC em todo o país este mês

  • Post author:
  • Post category:Blog

O calor dos últimos dias vai acentuar-se no fim de semana e começa já hoje a fazer-se sentir. Os termómetros vão ultrapassar os 30ºC na maior parte do território de Portugal Continental, com o sol a brilhar como se fosse agosto.

De acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as temperaturas vão subir hoje, dia 29 de setembro, até aos 37ºC, com Setúbal a ser o distrito mais quente. Apenas com menos um grau (36ºC) vão estar Santarém, Évora e Beja.

Tudo indica que Lisboa os termómetros cheguem aos 35ºC, em Faro aos 32ºC e ao Porto aos 27ºC.

Aliás, apenas a Invicta, Braga, Bragança, Guarda e Aveiro vão contar esta sexta-feira com temperaturas abaixo dos 30ºC.

Na Madeira, o céu vai estar parcialmente nublado e as temperaturas máximas vão subir até aos 28ºC. Já nos Açores prevê-se chuva para todo o arquipélago com os termómetros a não subirem mais de 25ºC.

Cenário idêntido prevê o IPMA para sábado, o último dia do mês de setembro de 2023, seja para as regiões autónomas, seja para Portugal Continental. Nas ilhas a única mudança mais ‘drástica’ é que nas Flores e Corvo não chove.

No continente, as temperaturas sobem mais um pouco, à exceção do Algarve. O Porto, por exemplo, vai registar 31ºC, enquanto Lisboa mantém os 35ºC do dia anterior. Os únicos distritos do país que devem ficar abaixo dos 30ºC no dia 30 de setembro são Aveiro, Guarda, Sines e Faro.

Para domingo, 1 de outubro, prevê-se que apenas os distritos da Guarda e Aveiro não cheguem aos 30ºC. Mesmo assim vão contar com 28ºC.

O distrito mais quente deverá ser Santarém, com 37ºC, mas Vila Real, Braga, Évora e Beja poderão também chegar aos 36ºC.

Para Lisboa, assim como para Coimbra, Leiria, Setúbal e Sines prevê-se 35ºC.

O Porto e Faro estarão mais ‘fresquinhos’ com 31ºC e 30ºC.

Nos Açores as temperaturas vão oscilar entre os 17ºC de mínima e os 23ºC de máxima, com chuva prevista para parte do Grupo Central e para Grupo Oriental. Já na Madeira o céu vai estar pouco nublado e os termómetros vão subir até aos 28ºC.

Fonte